Subscribe:

Ads 468x60px

junho 05, 2016

Nina Simone


''Liberdade pra mim é isto: Não ter medo''

 Estou escrevendo esse texto com base no documentário ''what happened, miss Simone?'', disponível na Netflix, primeiramente quero deixar claro que não se trata de uma critica, até pelo fato de eu não ter conhecimento adequado para isso, se trata apenas do que eu senti ao assisti-lo.


 Nunca tinha ouvido falar de Nina Simone, nem do que ela poderia representar, não ouvia nem conhecia suas musicas ou sua historia, mas comecei a me interessar por sua vida no momento em que apertei play e ela começou a cantar, no inicio me senti perdida pois não entendia como a vida de uma cantora poderia significar tanto, então fui me aprofundando mais no documentário e descobri que Nina Simone não era apenas uma cantora.
 Ela viveu na era conturbada da segregação racial nos EUA, o racismo era algo considerado normal em um pais onde negros não tinham vez, Nina entendeu o que era isso logo quando criança, desde que era pequena tinha o sonho de ser a primeira pianista clássica negra e lutou por isso mesmo com a quase minima oportunidade que se obtinha na época. Não demorou muito para que ela fosse reconhecida pelo talento indescritível que ela tinha, Nina não só tocava piano maravilhosamente bem como também tinha uma voz unica, nunca vista antes. Desde então sua carreira acabou deslanchando e ela se tornou nacionalmente conhecida, até esse ponto da vida dela parecia que tudo estava indo muito bem seus sonhos estavam se tornando realidade, ela tinha conseguido fama naquilo que mais gostava de fazer.
 Em um dos muitos eventos que fazia Nina acabou conhecendo Andrew Stroud que acabou virando seu marido, empresario e tempos depois seu agressor, foi nesse ponto que a vida de Nina Simone começou a mudar, depois de algum tempo eles tiveram uma filha juntos e ela teve que conciliar sua vida artística com a maternidade, o que de alguma forma não se tornou um empecilho muito grande. Neste período Nina passou a conhecer pessoas influentes que lutava pelos direitos civis, como por exemplo Martin Luther King que abordava movimentos sem violência, ela por sua vez acabou seguindo um caminho contrario que contrastava em suas musicas, uma delas é Mississippi Goddamn uma resposta ao cruel assassinato de crianças negras.
 Nina foi cada vez se adentrando mais na luta pelos direitos civis, ela estava ficando cada vez mais revoltada com as injustiças e tirania que seu povo sofria, e com o total descaço do seu país, isso foi cada vez mais a consumindo, já estava visivelmente em um estagio de depressão, Nina então decidiu para o seu próprio bem se divorcia do marido e encontrar suas raízes viajando para Africa onde morou por um tempo, longe de tudo inclusive dos pianos que nesse momento já a estava estressando, por alguma razão Nina diz ter sido a melhor época da sua vida.
 Mas ela acabou ficando sem dinheiro e sendo obrigada a voltar para sua vida nos palcos, com sua carreira debilidade, demorou um pouco para ela se restabelecer e nesse tempo ela acabou ficando pior psicologicamente, mas com a ajuda de verdadeiros amigos e alguns remédio logo Nina estava nos palcos cheios de fans ansiosos para ouvir sua linda voz. Ela então acabou alavancando mais sua carreira e sendo disputada pelas gravadoras.
Em 21 de de abril de 2003 Nina Simone morreu dormindo em sua casa, suas cinzas foram espalhadas por alguns países da Africa.
Nina se mostrou uma mulher forte, lutadora e que sabia muito bem o que queria, nem uma barreira foi capaz de para-la, sua historia de vida me inspirou a lutar pelo meu direito independente de qual seja, se é algo que você quer corra atras.

                                      ''Liberdade pra mim é isto: Não ter medo'' 
                                                                                                        -Nina Simone

0 comentários:

Postar um comentário